domingo, 5 de agosto de 2018

Reiki: a terapia que atua pela compaixão e respeito ao próximo


O Reiki é uma técnica milenar sintonizada por Mikao Usui, no período de 1922, enquanto praticava Isyu Guo, um retiro budista com duração de 21 dias no Monte Kurama. Durante este retiro, Mikao Usui recebeu a dádiva do conhecimento dos símbolos sagrados do Reiki, os quais são ensinados na iniciação de cada nível do aprendizado.
Para algumas pessoas o Reiki ainda é um mistério, muitos o classificam como sendo um ritual religioso ou de magia oculta. Também existem muitas pessoas que se utilizam do Reiki, ou pelo menos da nomenclatura, para insinuar a propriedade de “poderes” superiores, o que é lamentável.
O Reiki atua na energia espiritual e nos corpos sutis através da imposição das mãos e de algo primordial, que é a compaixão e o respeito pelo ser humano e toda sua existência. Só pode aplicar Reiki aquele que é iniciado por um Mestre em Reiki e que desenvolve, durante os treinamentos, habilidades específicas para atuar com a energia.
O Reiki interage com o ser humano através da união de duas energias: a Rei e a Ki, que trazem por significado “espírito, milagroso, divino” e “gás, energia vital, sopro da vida, consciência”, subsequentemente. Trata-se de uma energia inteligente e que sempre atuará para positivar, nunca ao contrário. Muitas pessoas ainda tentam explicar o efeito do Reiki, sua atuação e origem e desta forma acabam criando fantasias sobre esta técnica que é tão sutil e poderosa ao mesmo tempo.
Após a divulgação da técnica canalizada por Mikao Usui, surgiram muitas outras e junto com elas muitos rituais e alguns até sem fundamento. O Reiki original não exige toque ou contato físico entre o terapeuta e o cliente, até porque a energia deve ser direcionada aos corpos sutis que ficam pelo menos a 15/60 cm de distância do corpo físico. Também não é necessário ficar nú ou apenas com roupas íntimas durante a sessão, lembre-se: a energia é inteligente e sabe exatamente onde precisa atuar.
A principal atuação do Reiki é através dos 7 chákras: raiz, sexual, solar, cardíaco, garganta, frontal e coroa. Cada um destes centros é responsável pela atuação energética de glândulas, órgãos e equilíbrio emocional do ser humano. Com a periodicidade das sessões a energia vai reestabelecendo o emocional, trazendo paz de espírito e despertando uma consciência para uma qualidade de vida. Existem muitos casos de cura através do Reiki, a procura mais comum está para ansiedade, sensação do medo, depressão, dores, falta de concentração, insônia, pânico e fobia.
Gosto de afirmar que o Reiki não precisa ser explicado e sim sentido, experimentado. Através da experiência, cada pessoa terá sua própria definição, pois para cada um o Reiki se faz diferente, de acordo com a sua necessidade e merecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário