quarta-feira, 14 de março de 2018

O que levaria você a buscar a psicoterapia?


Muitas pessoas querem resolver suas situações em curto espaço de tempo, ou melhor, querem transferir seus problemas ao terapeuta entendendo que assim não precisarão mais se preocupar com aquilo que incomoda. Muitas vezes criam a ilusão de que o terapeuta possui um poder mágico e que em apenas um encontro mudará sua vida para sempre.
Ao longo do tempo foram criadas muitas filosofias, muitos conceitos, muitas técnicas, muitas fórmulas para ajudar o ser humano na sua busca pelo equilíbrio, pela paz. Porém nem todas as técnicas, nem todas as fórmulas funcionam com todo mundo. Pois há uma série de situações e questões que influenciam na estrutura emocional de uma pessoa e se o terapeuta não souber identificar isto em seu cliente, este vai ficar investindo em algo que não trará bons resultados. Na TSP utilizamos recursos modernos e eficazes para identificar estes padrões e compreender como podemos auxiliar melhor aqueles que nos procuram.
Outra situação a ser compreendida e levada a sério é que “nenhum terapeuta conseguirá trazer resultados ao seu cliente se não houver vontade do próprio cliente em melhorar-se”. Não adianta tentar nadar contra a maré, alguém vai acabar se afogando.
São muitos os que pensam que mudar é um esforço de fora para dentro, quando na verdade a mudança sempre ocorre de dentro para fora. A forma de pensar e de interagir com a vida é o que causa a maioria do sofrimento humano, logo, percebe-se a necessidade de melhorar esse pensamento e também a forma de ler a vida, e isto é feito na psicoterapia. E é de suma importância que o cliente entenda que não há como modificar a estrutura de pensamento de uma pessoa em 60 minutos numa única vez.
Uma doença ou um comportamento vicioso leva anos para se formar, a pessoa vai adotando hábitos e manias que vão modificando sua forma de ser sem ela perceber. Ansiedade, nervosismo, tristeza, depressão, raiva, etc., são, muitas vezes, o resultado de um padrão comportamental que não vem dando certo há algum tempo. Em algumas situações são hábitos que foram sendo adquiridos desde a infância, em outras são situações que vem se arrastando de outras vidas, existência após existência.
Costumo dizer que hoje você é o resultado do que vem há muito tempo treinando para ser.
Terapia nenhuma possui fórmula que seja eficaz se não houver a colaboração e vontade do cliente. Aquele que realmente deseja melhorar sua vida, precisa se dedicar a isto, ao contrário a vida engana, parece que mudou, mas em seguida tudo volta como era antes.
A psicoterapia necessita que seja frequentada pelo menos uma vez por semana ou a cada quinze dias, para que se consiga modificar algo que vem há longos dias, meses, anos ou existências se formando. A mudança sempre deve ocorrer com calma e num processo amoroso, sem pressa, pois quando é brusca demais assusta e traz resultados desastrosos no futuro.
Uma dica que dou é de que somente inicie sua terapia se realmente deseja ir até o fim, pois ao contrário poderá formar mais resistências e demorar mais ainda na busca por uma nova tentativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário