domingo, 24 de setembro de 2017

Somente por hoje, não se preocupe

                 Este é o terceiro dos cinco princípios japoneses que são ensinados durante a iniciação do Reiki.
Hoje em dia, não se preocupar é difícil, mas viver preocupado se torna mais complicado ainda. A palavra preocupação possui o prefixo “pré” que significa antes: “me ocupo antes”.
A ansiedade de querer apurar as coisas, ou adivinhar o que tem por acontecer nos faz perder muita energia. Pessoas ansiosas vivem preocupadas com o futuro e perdem de viver o presente. Pessoas com medo vivem preocupadas com o que os outros irão pensar... e perdem de realizar no presente.
A preocupação desgasta o mental, o emocional e obviamente o físico, pois nos fragiliza e permite que experimentemos diversas sensações desconfortáveis.

Porque se preocupar com o modo como os outros destinam sua vida? Porque se preocupar com o que poderá acontecer se...?
Calma o mundo não é projeto seu, então deixe as pessoas viverem suas vidas da maneira como elas querem. Se algo que eles fazem te atinge é porque você permite, pois vive conectado lá e não aqui na sua própria vida.
O que você fez hoje para que seu amanhã seja melhor?
A criança nasce feliz porque não traz preocupações consigo, porém quando vai se tornando adulto perde a felicidade porque acaba adquirindo a preocupação.
A preocupação com a imagem que vendemos de nós mesmos, e do que os ouros irão pensar de mim se..., vem de nosso ego. O ego é passageiro, porém faz um estrago quando é alimentado, pois nos empobrece, nos torna pequenos e limitados diante de tanta luminosidade que podemos ter. O ego odeia duas coisas: ser contrariado e ser criticado. Um ego superdesenvolvido é sempre candidato a um grande sofrimento e isto dói mais que a dor física. Há pessoas que morrem pelo ego, sofrem pelo ego, lutam pelo ego e depois reclamam que não são felizes.
Nada é permanente, exceto as mudanças, as transformações. A vida nos dá muitas oportunidades para transcender o ego, diminuindo a preocupação com nossa imagem. Nós somos o que acreditamos ser, afinal todo pensamento é energia e alimento. O pensamento cria, nos recria e é capaz de materializar tudo ao nosso redor.
Se preocupar é sofrer em vão, pois não sabemos se o problema virá ou não. Se vier teremos todas as ferramentas necessárias para reparar, auxiliar, enfim, fazer o que for preciso. Minha avó já dizia: “se não tem solução, solucionado está”!

Não sobrecarregue seu dia com preocupações desnecessárias, selecione seus pensamentos e viva de forma mais relaxada, pois o universo nunca falha.
Há um pensamento inteligente que diz: “O tolo deseja saber tudo sobre o futuro, o sábio deseja apenas saber como ser feliz hoje para continuar a ser feliz amanhã. O tolo se preocupa, o inteligente se ocupa, o sábio apenas sorri”.

Então somente por hoje não se preocupe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário