terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Como faço para falar com meu mentor espiritual?

Um dia conversando com um amigo, ele me contava sobre as possibilidades que estavam surgindo em sua vida e cheio de dúvidas veio conversar comigo:
- Porque tu não olhas no teu tarô qual o caminho certo que devo seguir?
- Não, não vou olhar! - respondi, e continuei - a mensagem que tua vida está te passando é bem clara, não precisa olhar no tarô.
- Eu não sei cara,  preciso das tuas cartas.
- Nada de cartas, olhe bem para o que esta acontecendo contigo e procure perceber para onde tua vida está te guiando. É bem simples!
- Bah! Se eu for olhar dessa maneira eu fico aqui, mas se eu for ver no meu coração, eu já to lá!
- Mas siga seu coração então! Com os pés no chão.... Quais as possibilidades que tem para ti na cidade onde está hoje? O que te faria ficar ai?
- Bah! É uma longa história. Conturbada ainda. Preciso das tuas cartas... Veja pra mim, por favor? Elas me guiam não me fazem escolher isto ou aquilo, mas me fazem ter uma firmeza quanto a minha escolha.
Então respondi ainda para ele:
- Já te disse: nada de cartas! Não pode ficar dependente, nem eu leio pra mim mesmo. Temos que trilhar nossos próprios caminhos sem medo de andarmos sobre ele.
- Mas tu sabe escolher, por que tu tens teus anjos e tu conversa com eles. Eu não consigo!
- Sabe por que eu tenho meus anjos?  - perguntei e segui - Porque um dia eu confiei neles e resolvi fazer o que me disseram, dai nunca mais deixei de escutá-los. Quem sabe tu cativas os teus....?
- Mas como eu falo com eles? - Me perguntou curioso.
- Quando tu te calares um pouco, poderá ouvir a voz deles.
- Mas e como eu vou saber que são mentores, vai que eu esteja com uma escuridão diante da minha cabeça e venha gente que já morreu querendo me assombrar?
- Já escutou aquela famosa frase: "os iguais se atraem"? Tu achas que teu coração e tua mente estão cheios de escuridão?
 ...................
E agora eu pergunto para você: como está sua mente e seu coração? Com luz ou com escuridão?
Este diálogo é real. Aconteceu de fato, achei interessante transcrever um trecho dele para que possamos ter ideia do quanto as pessoas ficam dependentes dos outros e da necessidade de serem guiadas, direcionadas. Como se não fossem capazes de gerir sua vida sem a interferência de algo externo. 
E este quadro é muito comum no dia a dia da clínica, pois muitos são os jovens e até mesmo os adultos que não conseguem fazer sua vida andar, por medo de tentar.
A falta de confiança em si e na espiritualidade acaba gerando insegurança na hora de tomar decisões. A insegurança acontece quando o seguinte pensamento aparece: “Não sou capaz de...”, então vem a necessidade de transferir á parte externa a responsabilidade que somente você possui com sua vida.
Lembre-se: ninguém possui a responsabilidade de acertar sua vida para que possa ter sucesso nela. Esta responsabilidade é somente sua e se um dia pegar o caminho errado ou mais complicado não culpe a si mesmo nem ninguém, apenas aprenda a lição que sua vida está lhe oferecendo.
A chance de acertar o caminho seguindo seu coração é de 98%, enquanto a chance de acertar o caminho seguindo a opinião dos outros é de apenas 2%.
Portanto, aprenda a escutar sua voz interna porque ela é a voz de seu mentor!

5 comentários:

  1. Foi com essa pergunta que cheguei ao site, e obtive as respostas. Pois é exatamente o que tento fazer: mudar minha vida, mas nunca escuto a meu coração, apenas a voz da insegurança e do medo, priorizando sempre o lado material...a vida fica estagnada, sem mudanças significativas, inserida nas frustações e o tempo fluindo e, as amarguras deixando cricatrizes na alma. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Ta certo que ninguém pode acertar nossa vida e que não devemos ser dependentes... mas existem momentos em nossas vidas que precisamos de uma ajuda, se for assim então vamos acabar com o teste vocacional.... Isso ajuda muitos adolecentes e até adultos a tomarem um rumo em suas vidas, é disto que eu estou precisando no momento, uma ajuda em um rumo em minha vida.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com o amigo da publicação de 4/07/2012. Não queremos tarô ou qualquer outro meio que nos tire a responsabilidade das nossas decisões, contudo bem sabemos que muitas vezes o que o coração do homem quer não é o que o Senhor quer. Por isso a necessidade de podermos identificar os amigos espirituais que podem nos aconselhar tomando por base outro referencial, sem contudo decidir por nós.

    ResponderExcluir
  4. Estou certa de que meu mentor está ao meu lado sempre. Só preciso aprender a ouvi-lo mais.
    Consigo sentir fisicamente sua presença. É um envolvimento do corpo e dos sentidos...não saberia explicar melhor.
    Gostaria de aprender a diferenciar quando é meu mentor e quando sou EU...
    Sempre me faço essa pergunta, mas ainda não consigo ouvi as resposta.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto. Estudo o tarô e estou sempre em busca de respostas nas cartas. Temos que aprender a ouvir os nossos mentores, estou exercitando isso sempre que preciso de uma resposta me concentro começo a mentalizar o problema e de repente leio a mensagem do meu coração.

    ResponderExcluir