sexta-feira, 27 de maio de 2016

Porque Adoecemos?



O aprendizado que vem através da dor e do amor

Crescemos escutando que quando não se aprende no amor, então vem a dor.
A dor nos faz pensar, refletir e assim leva-nos a modificar nossa postura, nossas atitudes e até mesmo nossos pensamentos. Alguns aprendem com ela, outros seguem insistindo, teimando.
São diversas as situações pelas quais nossa saúde constantemente é atentada: medo, insegurança, sentimento de impotência, ansiedade retida, contrariedade, falta de espiritualidade, falta de posicionamento perante a vida e até mesmo o convívio com algumas pessoas.
A doença é um reflexo daquilo que se é por dentro, daquilo que convivemos internamente, no mais íntimo do nosso ser. Muitos estudos já comprovam que o desequilíbrio emocional é um dos fatores agravantes em certas doenças de grande complexo. São meses ou talvez anos vivendo e convivendo silenciosamente com uma contrariedade ou com sentimentos pesados, tristes e negativos que aos poucos vão se cristalizando no corpo físico, mais precisamente nos órgãos de impacto, recebendo então nomes de doenças como câncer, diabetes, úlceras, gastrites, etc...
Na visão holística abordamos quatro pilares que são responsáveis pelo equilíbrio do ser humano neste plano, são eles: espiritual, mental, emocional e físico/material. O pilar da espiritualidade é o primeiro e mais importante deles, pois é nele que está a origem de todo nosso sofrimento, principalmente quando não incentivamos este pilar. Somos seres de origem espiritual, viemos de uma fonte espiritual e como tal somos responsáveis em alimentar ou sustentar este pilar. Falo aqui da espiritualidade como uma dinâmica energética, livre e independente de crença ou religião. Trata-se de algo que está em cada um de nós independente de crermos ou não nesta possibilidade. A falta de energia neste pilar leva à depressão, tristeza, desânimo, pânico, etc. Quando não há energia neste pilar ele começa a pedir socorro para o pilar emocional, e dai vem as confusões de pensamentos, pressentimentos negativos e obsessivos. Esta desordem nos pilares espiritual e mental, reflete em desarmonia no emocional gerando ansiedade, estresse, falta de amor, e logo cristaliza no físico os problemas orgânicos; ou também os problemas materiais como descontrole financeiro, perdas de bens, acidentes, etc.
Hoje são diversas as ferramentas e técnicas que podem auxiliar na busca pela compreensão e da retomada do equilíbrio. As terapias holísticas sempre tiveram este olhar amplo em relação a toda esta dinâmica que envolve o ser humano. Não somos apenas “carne e osso”, como até bem pouco tempo se acreditava. Já sabemos que somos um complexo inteligente e harmonicamente interligado: emoção, espiritualidade, sentimento, pensamento, etc.
É necessário aprender a modificar a leitura da vida e o que ela está querendo nos dizer, qual o caminho real que precisamos seguir e não aquele que os outros desejam.

A base para uma vida em equilíbrio e harmonia, ou, saudável, é a manutenção da espiritualidade, pois esta é a fonte de tudo. É a forma de combater e prevenir a dor, quando somos espiritualizados vibramos em amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário