sexta-feira, 2 de março de 2012

Porque as pessoas entram em crise?


A dificuldade de tomar decisões é uma das causas que colocam as pessoas em crise, sem saber o rumo a tomar ou na incerteza de acertar ou errar, algumas pessoas acabam congelando, paralisando.
Saber tomar uma decisão não é uma coisa que todos sabem fazer. Ponderar, avaliar prós e contras, prever o resultado que poderá ter e principalmente fazer com confiança, para muitos é complexo. Por este motivo, algumas pessoas não tomam decisão, acabam deixando esta tarefa para os outros. E dai que vem a bagunça. Pois nem sempre o outro vai acertar; afinal de contas o outro não está apto a saber o que realmente quero da minha vida.
Uma professora me contou que aprendeu a decidir e não se arrepender de sua decisão, depois que aprendeu a meditar. Durante quinze ou vinte minutos ela pondera, analisa e planeja aquilo que deseja fazer. Aprendeu a ler seu organismo e assim passou a perceber que seu estômago fica com sensação desconfortável quando está por tomar uma decisão que não é a melhor.

Outro senhor me disse durante uma palestra que aprendeu a tomar decisões em sua vida fazendo lista de prós e contras em uma folha de ofício. Após pensar sobre a situação, ele lista em uma folha todos os prós e todos os contras á respeito de suas prováveis decisões e assim acaba fazendo aquilo que menos pontos negativos apresentar.
Quando permitimos que outras pessoas interfiram demais em nossa vida abrimos mão de agir á favor do que realmente queremos. “Já que permiti que outro decida por mim, não tenho como voltar atrás na decisão dele, satisfeito ou não eu vou ter que seguir aquilo que ele decidiu”. Então passa a fazer o que sua alma não quer, engole a frustração e sofre uma crise interna, onde o lado da razão tenta acordar o lado da acomodação ou do medo de encarar a própria vida. “Afinal de contas se algo der errado, posso culpar o outro”.
Ora, que graça tem se eu não puder errar e acertar por mim mesmo? Se Deus me deu a vida, será que não é a fim de que eu possa fazer as coisas por mim mesmo? Porque permitir que outra pessoa decida minha felicidade? Será que estou sendo sincero e justo comigo?
Dona Ana passou a viver melhor depois que passou a identificar o que gerava suas crises internas e a pior situação que vivia em sua vida era ficar totalmente submissa ao que seu marido determinava para ela. Até mesmo as roupas que deveria usar em festas e reuniões de trabalho eram decididas por ele. Ela pensava que “deixar ele decidir era demonstrar para ele o quanto ela o amava e confiava”, quando na verdade era uma armadilha emocional o que acabava se criando em sua vida. Então para mudar esta situação, dona Ana teve que aprender a dizer não e passar a tomar suas decisões sem deixar de amar ou confiar em seu esposo. Na verdade passou a amar e confiar em si mesma e por isto está mais feliz.
A pior crise que pode se instalar internamente numa pessoa é o fato de não confiar em si mesma. Não confiar em si é não se aceitar, não se permitir. Então neste caso, quebre a redoma de vidro e permita-se errar e acertar. É assim que o ser humano evolui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário